07/08/2024

Saiba como fazer um bom pitch pessoal e entenda sua importância

4 minutos de leitura

Você já considerou o poder de um bom pitch pessoal? Em um mercado cada vez mais competitivo, saber apresentar suas habilidades e seu valor de forma clara e convincente é a chave para abrir portas em sua carreira e se destacar dos demais profissionais qualificados.

Nesse contexto, entender como fazer um pitch eficaz é essencial, pois existem técnicas e cuidados que você deve ter para construir um discurso que capture a atenção e também inspire confiança.

Prepare-se para se aprofundar nesse conceito e descobrir como fazer um pitch pessoal que te destaque!

O que é pitch pessoal?

Um pitch pessoal é uma apresentação concisa sobre você mesmo. Ela visa transmitir suas habilidades, experiências, objetivos profissionais ou seus projetos de maneira impactante.

Em geral, costuma durar entre 3 e 5 minutos, mas pode ser necessário reduzir ainda mais o tempo da apresentação dependendo da ocasião, sendo preciso ir direito ao ponto.

Além disso, um pitch pessoal deve ser claro e capaz de prender a atenção do ouvinte em poucos segundos, e pode ser utilizado em diversas situações, como em uma entrevista de emprego, um evento de networking, uma oportunidade de diálogo com um investidor, uma reunião com um gestor para apresentar uma ideia ou qualquer outra situação em que você precise se promover.

A importância de um bom pitch pessoal

Por meio de um bom pitch pessoal, você causa uma primeira impressão positiva no ouvinte e consegue se destacar, ressaltando seus principais pontos fortes e o que faz de você um profissional diferenciado no mercado.

Um pitch bem estruturado pode abrir portas para novas oportunidades, isso porque é a principal forma de demonstrar o seu valor para o público-alvo, transmitindo credibilidade e confiança.

Ter um bom pitch pessoal também revela ao investidor, ou qualquer que seja seu público-alvo, que você está preparado e sabe vender uma ideia ou um projeto.

Portanto, é uma estratégia que pode colocar um profissional em vantagem em relação aos que não dominam essa técnica.

Como elaborar um bom pitch pessoal?

Para construir uma boa apresentação, alguns elementos devem estar presentes, e outros não podem ser mencionados. Veja, a seguir, algumas dicas que te ajudarão nesse processo de elaboração.

Em vez de somente listar fatos e realizações, estruture seu pitch como uma narrativa envolvente. Para isso, conte sua história com um começo, meio e fim, destacando os desafios superados, as lições aprendidas e como você chegou ali. Uma boa história humaniza sua trajetória e cria uma conexão emocional com os ouvintes.

Inicie seu pitch apresentando brevemente quem você é e seu background, focando apenas os aspectos mais relevantes para o contexto profissional, e já parta para evidenciar qual é a dor que o ouvinte tem e que você resolve.

Um bom pitch não é uma narrativa estática, mas, sim, uma história adaptável às necessidades e interesses de cada público.

Assim, ajuste seu discurso, os exemplos utilizados e a linguagem conforme o que será mais relevante e impactante para aquele ouvinte. Demonstre que você entende suas dores e enfatize como pode ajudar a resolvê-las.

Acima de tudo, seja autêntico. Não tente ser alguém que você não é ou exagerar suas habilidades. Seja transparente, pois a autenticidade transmite confiança e credibilidade.

Evite frases e expressões batidas que soam artificiais e genéricas. Adote uma linguagem direta, simples e honesta. Clichês tendem a diminuir o impacto do seu discurso.

Embora seu pitch não deva ser uma mera lista de realizações, certifique-se de destacar suas principais conquistas e resultados mensuráveis.

Isso demonstra seu valor e a sua capacidade de entregar resultados tangíveis. Então, use números, estatísticas e exemplos específicos para conferir credibilidade às suas palavras.

Prepare versões de seu pitch pessoal com durações variadas para se adaptar a contextos e situações.

Tenha uma versão curta e impactante para apresentações rápidas de 30 segundos ou 1 minuto; e uma versão um pouco mais longa e detalhada para quando houver mais tempo disponível. Essa flexibilidade garante que você esteja preparado para qualquer cenário.

Portanto, como visto neste conteúdo, a elaboração de um pitch pessoal eficaz pode ser a diferença entre ser apenas mais uma pessoa em busca de uma oportunidade ou realmente se destacar e ver as portas se abrindo em qualquer cenário profissional.

Preencha o formulário no nosso site e participe da próxima turma do programa educacional Bootcamp FEN! Aproveite a chance de aprimorar ainda mais sua capacidade de construir um bom pitch: vamos transformar suas oportunidades em conquistas reais juntos!