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01/04/2022
4 minutos de leitura
Por isso, é importante pensar em como utilizar a tecnologia, o vício tecnológico e o tempo que estamos conectados, de forma inteligente.
A prateleira sem fim que é o mundo digital exige que você seja um especialista em atrair a atenção dos usuários internautas. É aí que eu te pergunto: você sabe chamar a atenção, de forma positiva e produtiva, para o seu negócio, no ambiente digital?
Para você que mora no Rio de Janeiro, imagine uma grande Uruguaiana? Imaginou. Beleza. E você que mora em São Paulo, pense na 25 de março. Viu?! Agora, em nível internacional, imagine uma grande NYC com opções variadas de comércio. Conseguiu imaginar?! Beleza. Agora multiplica isso pelo infinito. Pois bem, essa é a realidade no ambiente digital: um infinito de opções.
Você consegue perceber que, de alguma forma, você vai precisar ter o dom de despertar o interesse nesses usuários? Então, seja muito bem-vindo, você está perfeitamente conectado à Economia da Atenção!
Entenda, segundo pesquisa da TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), 134 milhões de brasileiros têm acesso à internet. No mundo, 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à rede, uma proporção de 6 em cada 10 pessoas.
Não é à toa que empresas como a Netflix, Amazon, Google e Twitter usam uma estratégia de estabelecer relacionamentos diretos com os clientes por meio de recomendações, compras, alertas e pesquisas. Essa é uma forma de manter o seu cliente ali, do seu lado, atento a você. Na economia da atenção, as plataformas são gratuitas, mas vendem a atenção do usuário para marcas, governos e organizações não governamentais, como comenta Sinan Aral, diretor da MIT Initiative on the Digital Economy.
E você? O que faz para atrair e manter o seu cliente ao seu lado?
Tenha em mente que a atenção é uma das moedas mais poderosas do mercado (e isso não é uma novidade por aqui!). Isso vai fazer com que o seu cliente esteja ao seu lado e defenda a sua marca ou, então, que nunca mais retorne se ele ficar insatisfeito à experiência que você tem proporcionado a ele.
Economia da Atenção em prol do consumidor
A pandemia foi catalisadora e propulsora da transformação digital, que desencadeou novas habilidades e novos formatos de usabilidade digital no mundo inteiro. Com as novas plataformas digitais, os usuários ganharam mais individualidade, com menos padrão e mais personalização.
Olhando pelo mesmo ângulo, as empresas se tornaram mais pesquisadoras e preocupadas com os seus clientes (com ênfase em CX e UX), construindo bons relacionamentos e melhores suportes ao usuário.
Além disso, passar mais tempo online, e a trabalhar remotamente, despertou novas possibilidades em diversas áreas. Sempre priorizando o aprendizado constante, junto à tecnologia, desde o aprimoramento tecnológico à capacitação de todos que usam as novas ferramentas.
Fato é que todo mundo está online! Estamos viciados em conexão ou em estarmos conectados. Isso é um ponto comum. Mas como podemos utilizar isso a nosso favor? Eis a questão. A união de tempo conectado + produtividade deve ser um diferencial harmonizado para todos. Por isso, é importante pensar em como utilizar a tecnologia, o vício tecnológico e o tempo que estamos conectados, de forma inteligente.
Como os profissionais do futuro irão conquistar a atenção dos consumidores?
Você deve estar lendo esse artigo através do seu smartphone, muito provavelmente. Aí é que está o segredo das grandes marcas. Toda a estratégia de consumo da atenção de seus clientes tem como prioridade o uso dos dispositivos móveis, isso porque está mais do que consolidado que esses aparelhos tecnológicos são uma extensão do nosso corpo diariamente.
Com isso em mente, especialistas apontam que a economia da atenção só tende a crescer, através de 4 bases fundamentais:
Acesso ilimitado - Agora, a capacidade de ganhar a vida com habilidades criativas atingiu os indivíduos em grande escala, ajudando as pessoas comuns a lançar e desenvolver negócios.
Individualidade - Os padrões não estão em alta. O empreendedor que percebeu isso, compreendeu tudo. A diversidade está estampada por todos os lados e isso reflete nos seus negócios (seja ele em produtos ou em serviços).
Digital é o foco - Considerando que as gerações anteriores de plataformas permitiam que os empreendedores se concentrassem na venda de produtos físicos ou serviços presenciais, as novas plataformas de criadores estão focadas no digital. Uma plataforma construída especificamente para vender produtos digitais parece diferente de uma desenhada para os bens tangíveis.
Uso de ferramentas - Agora as novas plataformas monetizam por meio de taxas de SaaS, que aumentam de acordo com o crescimento de consumidores. Exemplo: Algumas plataformas oferecem ferramentas de marketing como páginas de destino personalizadas, cupons e programas de afiliados.
Seja um profissional do futuro agora!
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo