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05/10/2022

Crise de confiança? Quem nunca, não é mesmo?
Crise de confiança? Quem nunca, não é mesmo?

4 minutos de leitura

Inovação é uma palavra que não sai da minha boca. Sempre digo que já faz tempo que ela deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser uma obrigação para todo empreendedor.

Nos últimos anos, a inovação foi a chave essencial para que as empresas continuassem prosperando. Ainda que o cenário tenha sido muito desafiador, os negócios que souberam buscar as melhores soluções, e fizeram isso de forma ágil, se saíram melhor. A rápida adaptação para o digital, oferecendo a possibilidade de compra online ou até mesmo através de aplicativos de mensagens, é um bom exemplo. Aqueles que estavam atentos às novas necessidades dos consumidores tiveram vantagens.

O ponto em comum entre as inovações bem-sucedidas não é o uso da tecnologia, como no primeiro olhar pode parecer. Até porque, as inovações não precisam ser só tecnológicas.

Para que uma inovação realmente gere resultados ela tem que resolver problemas. Se você quer construir um negócio indispensável na vida dos seus clientes, essa é a chave. Você precisa entender as necessidades deles, construindo uma cultura customer centric que ande de mãos dadas com a inovação.

Mas como fazer isso? Vem comigo aprender.

1 - Clientes têm apetite pelo novo

Goste ou não, você precisa admitir que o mundo está acelerado. São muitos estímulos, diferentes tarefas e você tem que conseguir a atenção do seu cliente no meio de tudo isso.

Sem dúvidas esse ritmo se reflete nas formas de consumo. O que hoje era novidade, amanhã já vai ser banal. Por isso é tão importante que o motor do seu negócio seja a inovação.

Se você não estiver atento ao que seu cliente busca, ele vai encontrar a solução com seus concorrentes. E não é esse o resultado que você quer. Além de entender que a atenção do seu cliente é essencial para o sucesso, você precisa colocar as necessidades dele no centro da operação. De nada adianta criar produtos que ninguém quer comprar.

Conhecer essas necessidades não é somente saber o que seus clientes querem, mas sim compreendê-los profundamente e prever o que será importante a seguir.

2 - Inovação precisa dar resultado

O seu produto só será inovador se fizer diferença na vida dos seus consumidores. Você pode considerar que teve a melhor ideia do mundo, mas ideia sem resultados é só uma história. Lembre-se, sua empresa não é feita para você, mas sim para o seu público.

E como você vai inovar pensando nos seus clientes se não os conhece? É por isso que a inovação e o consumidor precisam ser pilares centrais da sua cultura. Esses valores têm que estar presentes em todos os setores da empresa, não somente no setor de marketing ou de vendas.

Tem um exemplo que gosto e que ilustra bem essa situação. Uma empresa decidiu fazer um kit com luvas, para que as mulheres usassem ao se trocar durante o período menstrual. O que os criadores do produto imaginaram é que as mulheres não queriam se sujar ou que teriam nojo durante esse processo. Logo, o produto seria um sucesso de vendas.

Parece uma boa ideia, certo? Bom, nem tanto. As consumidoras simplesmente não viam necessidade em comprar luvas para isso. O produto não foi inovador porque não deu resultado. E o motivo do resultado não ter vindo é a falta de atenção nas dores reais das clientes. Consegue ver a relação entre as duas coisas?

3 - Seja apaixonado pelo problema

Todos esses aspectos levam até uma questão central para mim: você não pode colocar o coração na sua solução. Ou seja, você precisa entender que a sua empresa resolve uma dor do seu cliente.

Se existir um apego emocional ao seu produto, você não fará o necessário para melhorá-lo. Vai acabar acreditando que sua solução é perfeita e os seus clientes estão errados por não quererem comprar de você.

Quando você foca no problema e em fazer o melhor para resolver as dores do seu público, é muito mais fácil incluir a inovação nesse processo.

A vantagem é que, ao construir um olhar atento ao seu cliente, as ideias para inovar vão surgir com frequência. Sempre vão existir novas necessidades a serem supridas e você vai estar atento a esse movimento.

Ao unir a inovação com uma cultura customer centric, você será capaz de entregar muito mais valor para os seus clientes. E isso, no cenário atual, é um poder valioso.

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Autor:

Camila Farani

CEO e Investidora-Anjo

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