Voltar
03/01/2022
3 minutos de leitura
Fazer o que se gosta é essencial para a caminhada do empreendedorismo, mas gostar do que se faz é inexplicável, principalmente quando há o reconhecimento pela jornada construída diante de um propósito.
Empreender não é fácil. Para ninguém. E quem diz que é, está mentindo. A verdade é que existe uma estrada repleta de altos e baixos no meio do caminho e muitas vezes você vai se sentir só, perder noites de sono, cair, ficar confuso, etc. Mas o resultado mais prazeroso vai acontecer quando perceber que está mudando a vida de milhares de pessoas e sendo exemplo de motivação para a trajetória de muitos que estão ao seu redor.
Digo isto porque o reconhecimento vai chegar uma hora. E quando você estiver lá, fazendo tudo o que você tem para fazer com o objetivo de atingir o seu propósito, você vai se emocionar, assim como eu, quando receber o reconhecimento de todo o seu esforço e dedicação pelo empreendedorismo.
É durante o Innovation Week, o mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina, diante do painel do SdP Summit sob o tema inovação, investimento anjo e empreendedorismo, que eu recebo o reconhecimento das minhas lutas, conquistas e toda a minha trajetória dentro do empreendedorismo: o Título de Benemérito do Rio de Janeiro, uma honraria que é dada àqueles que, de alguma forma, têm um trabalho destacado a favor do município, do estado ou do país.
Foi por movimentar mais de R$ 1 bilhão por ano no ecossistema Farani, ser sócia-fundadora da boutique G2 Capital e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, segundo ranking da Bloomberg Línea, além de ter um portfólio com mais de 40 startups e ter investido em mais de R$ 35 milhões nos últimos dez anos, que tive o privilégio de receber o título de Benemérito do Rio de Janeiro, fazendo o que eu mais gosto de fazer: empreender, educar e investir.
Por isso, ressalto sempre a importância da construção de um propósito e da resiliência durante a caminhada. É através dela que podemos viver uma história de transformação e mudanças positivas. Ou seja, tenha em mente que Desistir Não é Opção durante a sua trilha para o tão almejado sucesso no mundo business.
Sobre o Rio Innovation Week
O Rio Innovation Week, que acontece entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2022, é um HUB de projetos que pensam no futuro como presente, que desenvolvem, capacitam, surpreendem e empreendem, através da união entre negócios, networking, branding, educação do futuro e soluções para alcançar resultados.
O evento conta com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI RJ). O MCTI é responsável pela Vila da Ciência e vai apresentar projetos de inovação de suas 27 entidades vinculadas. Já a SECTI RJ apresenta o Salão de Inovação com os principais projetos da UERJ, FAPERJ, CECIERJ, UEZO e UENF.
Autor:
Camila Farani
CEO e Investidora-Anjo