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22/08/2024

Rio vira a capital da inovação. E a FEN faz parte dessa história
Rio vira a capital da inovação. E a FEN faz parte dessa história

5 minutos de leitura

Entre os dias 13 e 16 de agosto, o Rio de Janeiro foi o principal palco do empreendedorismo e da inovação na América Latina, como sede da Rio Innovation Week. O evento movimenta quase 200 mil de pessoas (só palestrantes são mais de 3.000) e faz circular R$ 3,8 bilhões em negócios.

“Tenho circulado em muitos eventos pelo mundo e posso dizer com segurança: poucas coisas se aproximam do que a Rio Innovation Week tem feito"

– Camila Farani, CEO da FEN

E é claro que a Farani Escola de Negócios marcou posição por lá. Nosso time recebeu milhares de visitantes ao longo dos quatro dias de RIW, em um espaço localizado em área nobre, bem ao lado do Palco Plenária. Por lá, promovemos uma porção de mentorias e treinamentos práticos de negociação e vendas, além de termos estimulado a conexão entre nossos visitantes, por meio de um painel para que cada um deixasse o pitch do seu negócio.

Palestras no Farani Stage discutiram vários ângulos do negócio

A FEN também esteve presente no palco durante todos os dias do evento. Participamos da curadoria do Farani Stage, que trouxe para a feira uma variedade de conteúdos que demonstram bem o olhar prático e diverso que imprimimos em todos os nossos programas.

A RIW e o Farani Stage foram abertos com uma conversa inspiradora entre dois sharks icônicos: Camila Farani e Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Eles discutiram os desafios e as recompensas de construir uma marca forte e amada, destacando a importância da autenticidade e da resiliência no empreendedorismo. Caito conduziu a conversa no mesmo estilo do programa que ele apresenta na Rádio 89FM, trazendo um caráter ainda mais inusitado para o palco.

No segundo dia de evento, Sandra Chayo, diretora da marca de lingeries Hope, fez uma palestra sobre como é possível inovar em mercados tradicionais. Ela compartilhou momentos importantes da trajetória da empresa, como a decisão de demitir clientes que representavam mais de metade do faturamento, como parte de uma estratégia de reposicionamento da marca. Ela também abordou as mudanças significativas que implementou em produtos e comunicação, mostrando como a inovação contínua é essencial para manter uma marca relevante no mercado.

Em uma palestra muito aguardada, Orkut Büyükkökten, criador do Orkut, a primeira rede social a se popularizar em diversos países do mundo, trouxe reflexões profundas sobre o impacto da tecnologia no comportamento de cada geração. Ele explorou como as tecnologias moldam nossos valores e relações, alertando para os efeitos negativos das redes sociais na saúde mental e emocional das pessoas. Orkut enfatizou a importância de construirmos comunidades fortes e genuínas, em vez de nos concentrarmos apenas em seguidores e curtidas.

Comunicação e negócios em família: dois desafios fundamentais

Em uma discussão sobre comunicação inclusiva, Camila Farani entrevistou as jornalisttas Maíra Donnici e Chris Pelajo, que compartilharam estratégias valiosas para tornar a comunicação mais assertiva e inclusiva. Elas abordaram o papel da mulher na comunicação e os desafios para estabelecer uma linha de discurso que seja autêntica e transmita segurança, sem repetir os padrões masculinos.

“Vivemos numa era de luta por atenção, então é fundamental trazer um tema como a capacidade de comunicação para um evento como esse. Até porque sem saber se comunicar é muito difícil que alguém chegue longe”

— Camila Farani

Abrindo o terceiro dia de Farani Stage, uma conversa entre Camila Farani e as irmãs Sabrina e Karina Sato, explorou a dinâmica de negócios em família, com todos os desafios e vantagens desse modelo tão polêmico. A discussão mostrou como a sinergia e o respeito pelas habilidades únicas de cada membro da família foram fundamentais para construir um império sólido e autêntico, tanto na televisão quanto em empresas tradicionais.

Caminhos para ter marcas fortes e consumidores engajados

O influenciador Matheus Costa trouxe exemplo de como a autenticidade pode ser a chave para o sucesso nas redes sociais, algo que também pode ser adaptado para os perfis corporativos. Com milhões de seguidores, Mateus destacou como transformou características que muitos viam como defeitos em seus maiores ativos, mostrando que ser autêntico é essencial para construir uma marca forte e conectar-se verdadeiramente com o público.

No último dia de Rio Innovation Week, o Farani Stage trouxe mais uma atração internacional: Sean Ellis, o criador do conceito de growth hacking, que trouxe insights sobre como empresas de sucesso utilizam experimentação rápida e feedback constante dos clientes para crescer de forma sustentável. Ele compartilhou exemplos de empresas (inclusive brasileira), ajudando o público a tangibilizar os impactos desas estratégias nos negócios.

Construção de negócios grandiosos: da produtividade à conexão de ideias

Para encerrar a programação do Farani Stage, Camila Farani convidou Carol Paiffer, uma das poucas mulheres a liderar uma empresa de capital aberto no Brasil. A empreendedora compartilhou sua experiência sobre a importância do autoconhecimento, da delegação estratégica e do uso da tecnologia (sobreutdo a inteligência artificial) como ferramentas para maximizar a produtividade e tornar o tempo mais valioso.

No palco Conecta Varejo, Camila Farani conversou com Fábio Queiróz sobre os desafios do empreendedorismo. Os dois aproveitaram a oportunidade para ouvir pitches da plateia e dar dicas de como os empreendedores poderiam provocar mais impacto ao apresentar suas ideias. Os dois, que são sócios da Rio Innovation Week, também comentaram sobre o processo de construção de um evento de grande porte, com todos os desafios envolvidos nessa tarefa.

“Esse evento é o encontro entre ciência, humanidade, já que não adianta discutir máquinas sem pensar no papel do homem trás delas, e espiritualidade, porque, independentemente da religião, é o que liga tudo”

– Fábio Queiróz, criador da Rio Innovation Week

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